Temos 23 visitantes e Nenhum membro online

Citricultores encontram alternativas para enfrentar dificuldades e fortalecer o setor

Escrito por webmaster Ligado . Publicado em Notícias

Avaliação do Usuário

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar InactiveStar Inactive
 


→ Noroeste do Paraná -- 07/06/15



Com quase 6 milhões de árvores, o Extremo Noroeste é a principal região produtora de frutas cítricas do Paraná, totalizando 11 mil hectares de área plantada. Desde o preparo dos pomares até as indústrias de processamento de suco, são mais de 5.000 empregos diretos e um faturamento bruto anual que chega perto dos R$ 250 milhões.

Os números podem sugerir um cenário positivo, mas a verdade é que a citricultura já teve resultados mais promissores. Há cinco anos, por exemplo, eram 7,5 milhões de árvores plantadas e 3.000 hectares a mais dedicados aos pomares. Considerando todo o Paraná, até 2010 eram 12,5 milhões de árvores, e hoje são 9 milhões.

Alguns fatores contribuíram para o encolhimento da atividade nos últimos anos, tais como as altas taxas tributárias, a necessidade de investimentos cada vez maiores para garantir a qualidade da matéria-prima e o avanço de pragas nos pomares.

O setor também foi influenciado pelo excesso de oferta de laranja, que causou a redução dos preços, além da retração do consumo de suco nos principais centros consumidores, tais como Estados Unidos e Europa.

Mesmo assim, a família Pratinha encontrou, nas dificuldades, meios para fortalecer e expandir os negócios. Para se ter uma ideia, de 2011 para cá foram plantadas 260 mil árvores de tangerina, limão, laranja bahia e laranja lima, ou seja, houve ampliação da área de cultivo e investimento em novas variedades.

Além disso, o grupo empresarial enxergou na melhoria da qualidade da fruta de mesa e no potencial do mercado de suco de laranja pronto para beber a oportunidade certa para diversificar a oferta de produtos e aumentar a competitividade nos mercados nacional e internacional.

Fonte: Jornal Diário do Noroeste

Downloadhttp://bigtheme.net/joomla Joomla Templates