Setembro é o mês de conscientização e incentivo à doação de órgãos e tecidos, conhecido como Setembro Verde. Por isso, a Prat's, em parceria com a Santa Casa de Paranavaí, realizou na data de 23 de setembro, duas palestras com a enfermeira Aline Barbieri, ressaltando a importância de falar sobre este tema.
De acordo com o relatório da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos – ABTO, o Paraná se mantém como o estado com o maior número de doações do Brasil por milhão de população. Segundo matéria publicada no site do Governo do Paraná, de janeiro a março, o Estado registra 41,6 doações pmp, seguido por Rondônia (40,5 pmp), Santa Catarina (39,4 pmp) e Rio de Janeiro (26,9 pmp). A média nacional é de 19,1 pmp.
Instituído pela Lei federal nº 11.584/2007, 27 de setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Durante todo o mês, estados e municípios promovem campanhas dedicadas à conscientização e sensibilização sobre o tema. Além do setembro verde comemorado internacionalmente em homenagem ao doador, a Lei Estadual nº 18.803/2016 instituiu o setembro vermelho como o mês dedicado a ações de esclarecimento e incentivo à doação de órgãos e tecidos no Paraná.
Desde 2019, quando aderimos à campanha estadual “Doação de Órgãos – Fale Sobre Isso”, a Prat's está comprometida em apoiar essa causa. Nosso objetivo é sempre informar e conscientizar nossos colaboradores sobre temas essenciais como a doação de órgãos, reforçando nossa dedicação à saúde e ao bem-estar de todos.
Fonte: Agência estadual de notícias
O mês de setembro é sempre lembrado pela campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, realizada mundialmente. No Setembro Amarelo o objetivo principal é alertar a sociedade sobre a realidade do suicídio e promover ações que ajudem na sua prevenção, buscando reduzir os índices dessa triste realidade através da informação, do diálogo aberto e do apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade emocional.
Na Prat´s, convidamos a psicóloga Carolina Vargas, para falar sobre este tema tão relevante. A palestra foi focada na Campanha Nacional de Conscientização sobre a Prevenção ao Suicídio no contexto da Valorização da vida, outro pilar da campanha.
Durante a fala, abordou-se a importância de quebrar o silêncio sobre o tema, incentivando o cuidado com a saúde mental e oferecendo apoio a quem precisa. Foram apresentados dados sobre como transtornos mentais, como ansiedade e depressão, afetam tanto a vida pessoal quanto a profissional, além de como o estresse no ambiente de trabalho pode resultar em consequências graves, incluindo a síndrome de burnout, que afeta cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros.
Além disso, discutiu-se a importância de uma alimentação equilibrada, de um sono de qualidade e da prática regular de atividade física, que são pilares fundamentais para a manutenção da saúde mental. Também foram abordados os sinais de alerta para o suicídio, como o desespero e a desesperança, e estratégias de como ajudar e apoiar colegas que possam estar passando por essas situações.
Foram discutidas ainda técnicas de autocuidado e inteligência emocional, além de práticas de liderança que incentivam um ambiente de trabalho mais acolhedor e colaborativo.
Essa ação, faz parte do Cuide-se Mais, um programa dedicado ao bem-estar integral dos colaboradores Prat´s. O Programa Cuide-se Mais visa não apenas melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, mas também criar uma cultura organizacional que valorize e promova a saúde e o bem-estar como prioridades fundamentais. Juntos, estamos construindo um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e feliz.