O Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí – CECAP, foi sede de um evento global na data de ontem. O Arduino Day é um evento celebrado pelos amantes de robótica, se refere a uma plataforma de hardware de código aberto amplamente utilizada para prototipagem eletrônica e desenvolvimento de projetos e jogos eletrônicos interativos.
O Arduino Day atraiu aproximadamente mil participantes, incluindo estudantes, educadores, makers e entusiastas por tecnologia para um dia repleto de atrações. A programação contou com diversas atividades, como oficinas de robótica, flash mob e um empolgante torneio de Micro Machine, onde alunos competiram entre si. Houve também a palestra de Renato Paiotti, renomado diretor do Instituto Newton C. Braga de São Paulo, que compartilhou suas experiências sobre inovação.
Além disso, empresas parceiras proporcionaram experiências imersivas em um showroom interativo. Todo o evento foi transmitido ao vivo, alcançando uma audiência nacional e ampliando o alcance dos aprendizados compartilhados durante o Arduino Day.
Durante o evento, a Prat´s realizou o lançamento local do suco de caixinha nos sabores uva e laranja. Para experimentar essa novidade, os participantes precisavam jogar nos stands interativos para ganhar uma ficha e assim trocar por um suco. A Prat´s é parceira do CECAP em muitos projetos e não poderia estar de fora deste evento tão importante para as crianças e adolescentes de Paranavaí.
O objetivo principal deste evento, é promover a educação e incentivar a criatividade, principalmente entre crianças e adolescentes de Paranavaí. Essa foi a primeira edição do Arduino Day na cidade, resultado da parceria entre CECAP e Instituto Vander LAB.
Para saber mais sobre o evento, acesse: institutovanderlab.com
O dia 20 de março é conhecido como o Dia Mundial da Saúde Oral, data lançada em 2007 com o objetivo de conscientizar e incentivar a promoção da boa saúde bucal.
De acordo com a Biblioteca Virtual da Saúde do Ministério da Saúde, “As doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde. Essas doenças causam dor, desconforto, isolamento social, perda de autoconfiança e absenteísmo no trabalho ou na escola.”
Considerando essas informações, o Departamento de Recursos Humanos da Prat's, em parceria com a Unimed Paranavaí, promoveu um dia de palestras focado nesse assunto. A cirurgiã-dentista Mayara Plaça abordou a relevância dos cuidados diários com a saúde bucal e destacou a importância das consultas odontológicas regulares a cada seis meses.
Durante o dia 25 de março, cerca de 150 colaboradores assistiram às palestras no auditório da indústria. Essa ação, faz parte do Cuide-se Mais, um programa dedicado ao bem-estar integral dos colaboradores Prat´s.
O Programa Cuide-se Mais visa não apenas melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, mas também criar uma cultura organizacional que valorize e promova a saúde e o bem-estar como prioridades fundamentais. Juntos, estamos construindo um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e feliz.
Nesta terça-feira, 12 de março, a equipe de Robótica do CECAP – Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí, liderada pelo professor Vander Lab e pela Coordenadora Abilene Chagas, foi recebida na indústria pela Analista de Responsabilidade Social, Talise Schneider, pela Engenheira Agrônoma, Marlene Calzavara e pelo Técnico de Segurança do Trabalho, Vinícius Ribeiro.
Seguindo a expedição iniciada na semana passada, com a visita no Viveiro de Mudas Pratinha, hoje eles tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica à duas fazendas produtoras de laranjas da região. Na primeira, puderam ver as mudas pequenas, plantadas recentemente, na segunda fazenda apreciaram os pomares já com frutos sendo colhidos para produção de sucos.
Durante a visita, as crianças puderam conversar com colhedores que compartilharam seu conhecimento, além de receberem toda a explicação do processo de plantio e de colheita realizado pela engenheira agrônoma, Marlene Calzavara. Ficaram fascinados com os maquinários utilizados, além dos cuidados com o solo, essenciais para garantir uma colheita saudável.
Essa experiência irá inspirar a escrita de um artigo científico e a busca por novas tecnologias que tragam soluções inovadoras para os processos presentes no campo, e quem sabe assim, aumentar a eficiência e melhorar a vida dos citricultores. Desejamos que essas visitas sejam apenas o começo de uma relação duradoura e significativa entre as crianças e o mundo da citricultura.
No último sábado, dia 09 de março, o grupo de Robótica do CECAP – Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí, realizou uma visita técnica no Viveiro de Mudas Pratinha, organizado pelo Departamento Social da Prat´s.
Durante a expedição, tiveram a oportunidade de mergulhar no mundo do cultivo de mudas cítricas, junto ao Gerente de Produção, Rogério Gouvêa da Silva e do Subgerente, Augusto Ereno Silva, que mostraram o passo a passo do processo realizado no viveiro até a muda ficar pronta para os pomares.
Os visitantes ficaram fascinados ao aprenderem sobre os cuidados necessários desde o plantio das sementes até o desenvolvimento das mudas, além de todos as técnicas sobre solo, irrigação, enxertia, borbulhia, entre outros assuntos como condições climáticas.
O grupo formado por 20 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 14 anos, liderados pelo professor Vander Lab e pela Coordenadora do CECAP, Abilene Chagas, aproveitaram cada instante, fazendo perguntas e participando ativamente de cada assunto abordado pelos responsáveis técnicos.
Essa é a primeira visita técnica de 2024, na próxima semana o grupo irá visitar duas fazendas de laranja, para aprender sobre todo o processo de cultivo do fruto, desde o plantio até a colheita. As visitas técnicas não são apenas experiências observacionais, resultarão em pesquisas para a escrita de um artigo científico e na busca de novas ideias, tecnologias e práticas que possam transformar o modo de fazer.
O objetivo do grupo é encontrar soluções inovadoras para otimizar processos de produção, abrindo caminho para um futuro mais sustentável e o da Prat´s é dar todo o suporte para que eles realizem seus sonhos.
O Dia Internacional da Mulher, foi oficializado pela Organizações da Nações Unidas – ONU, em 1975, a data marca a celebração do engajamento político e avanços econômicos das mulheres na reivindicação por igualdade salarial. Simboliza a luta histórica das mulheres na busca por condições equiparadas às dos homens, além da luta contra o machismo e a violência.
Em 2024, as Nações Unidas celebram o tema “Invista nas mulheres: Acelere o progresso”, um pedido internacional na provocação de mudanças e na aceleração da transição do mundo em um lugar mais saudável, seguro e igualitário para todos. Segundo a ONU Mulheres, “Investir nas mulheres e defender a igualdade de gênero impulsiona um futuro em que todos podem prosperar na sociedade, criando um mundo de oportunidades ilimitadas e empoderamento para todos.”
Na Prat´s, a semana começou com a palestra “Qual é o sabor do suco”, com a Psicóloga Caroline Vargas, de Maringá – PR. Caroline é casada com Alexandre, mãe da Alice, Psicóloga Clínica, Especialista em TCC, Conferencista, Professora, Escritora, Contadora de histórias, Educadora Parental, Técnica em escuta qualificada na suspeita de abuso sexual em crianças e Educadora Sexual.
Durante as palestras, que atenderam todas as colaboradoras da indústria, do centro empresarial e do setor agrícola, os assuntos abordados eram voltados principalmente ao autoconhecimento, além de técnicas e estratégias para desenvolver autoconfiança, ter assertividade nas escolhas diárias, equilibrar a vida pessoal e profissional e a importância nos cuidados com a saúde mental e física na busca pelo desenvolvimento de uma relação saudável consigo mesma. Foram apresentadas de forma dinâmica, algumas ferramentas e práticas para promover o crescimento pessoal, o autoconhecimento e a realização de objetivos.
Essa ação faz parte do Projeto Inspirar – Jornada do Protagonismo Feminino que surge como resposta à crescente necessidade de promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino no ambiente corporativo. O propósito do projeto é fornecer às colaboradoras ferramentas e recursos que as ajudem a se tornarem protagonistas em suas vidas profissionais e pessoais.
No dia 5 de março foi realizada a primeira reunião da RIS – Rede de Investidores Sociais do Paraná de 2024. Desta vez, o encontro aconteceu no IBGPEX – Instituto Socioambiental da Uninter na cidade de Curitiba, e reuniu cerca de 20 pessoas de organizações sociais e empresas privadas.
A RIS foi criada em agosto de 2015, em Curitiba, por meio de uma iniciativa voluntária dos gestores do Instituto Positivo e Fundação Boticário, a fim de estreitar laços e qualificar os profissionais que lideravam institutos e fundações empresariais e familiares.
Atualmente, a rede é coordenada por quatro grandes empresas de atuação nacional e internacional. O Instituto IBGPEX (representado pela gerente de projetos sociais, Rosemary Suzuki), o Instituto GRPCOM (representado pela superintendente, Ana Gabriela Borges), o Instituto Renault (com a coordenadora de responsabilidade social, Graziela Ramos) e o Instituto Positivo (representado pela diretora executiva, Eliziane Gorniaki).
A RIS Paraná, composta por mais de trinta e cinco organizações oriundas de diversas cidades, expandiu sua influência ao receber a adesão de entidades de várias regiões do estado. Seu modelo de atuação tornou-se uma referência nacional, servindo de inspiração para o surgimento de outras redes locais ao longo dos últimos anos.
Desde sua fundação, a RIS tem mantido uma atuação contínua e se destaca pela notável capacidade de mobilizar seus membros. Comprometida com o fortalecimento dos investidores sociais, a rede busca incessantemente ampliar os resultados e impactos positivos em benefício da sociedade.
Desde 2019, a Prat's integra a RIS, inicialmente participando dos encontros em Paranavaí. A partir de 2023, a empresa reforçou seu compromisso com a rede estadual, juntando-se aos membros no desafio de ampliar o reconhecimento do grupo por todo o estado.