No início da década de 70 os agricultores procuravam uma nova alternativa para investir em suas terras, após a “Geada Negra” de 1975, que dizimou as plantações de café da região noroeste, especialmente em Paranavaí. Foram grandes prejuízos que levaram famílias a cortar todos os pés de café depois daquele 18 de julho.
Na segunda metade dos anos 80 começou a ser viabilizada a citricultura, graças ao empenho de lideranças políticas, do agronegócio, cooperativistas e empresariais de Paranavaí e do Paraná e de produtores rurais da região, que haviam começado a trabalhar no assunto no início da década.
Em 1989, José Antônio Pratinha, mais conhecido como Toninho, trouxe os primeiros porta-enxertos para a implantação de um viveiro na cidade de Paraíso do Norte, próximo à Paranavaí, e se apaixonou pela região. No ano seguinte, 1990, a família começou a se transferir para Paranavaí, com a implantação de outro viveiro, na Fazenda Arara. Começava a saga dos Pratinha.
Junto com o irmão e o primo, Toninho ajudou a impulsionar a citricultura e garantir a qualidade fitossanitária dos pomares. Depois do viveiro em 1990, o grupo plantou dois pomares de 50 hectares na própria Fazenda Arara e 84 hectares numa propriedade em Nova Esperança.
Em 2012, os irmãos Toninho e Gilberto e o primo Paulo idealizaram a Prat's. A empresa nasceu em Maringá, produzia e comercializava suco de laranja. Basicamente espremia e envazava o suco. Logo a empresa se tornou no que é hoje: maior símbolo do grupo empresarial familiar.
O nome Prat´s, surgiu das conversas e da pesquisa das irmãs e empresárias Camila e Izabella Pratinha. Diferente do que a maioria pensa, o nome não tem ligação com o sobrenome da família, na verdade deriva da palavra praticidade. Na época, a ideia era relacionar o produto, que era entregue ao consumidor já pronto para beber, com a praticidade que a marca queria oferecer. Surgiram então as opções Prat´s Citrus e Citrus Prat´s, e após consultoria de um profissional de marketing, que sugeriu a escolha de apenas uma palavra que favorecesse a memorização dos clientes, definiram o nome Prat´s.
A primeira instalação da fábrica ficava em Maringá, na Zona 04, e contava com oito funcionários, sete na produção e um responsável pelas vendas. O Suco Prat´s era envasado e embalado nos tamanhos 330ml e 1 litro, e possuía apenas três dias de validades, pois ainda não contava com a tecnologia da pasteurização.
Os primeiros clientes varejistas eram os restaurantes e panificadoras da região, com o tempo, a empresa foi ganhando visibilidade e atenderam a um grande evento, o show de aniversário de uma Rádio FM de Maringá. Com muito trabalho, e vendo o mercado de produtos naturais crescer, perceberam que havia uma grande demanda de clientes, o que levou a necessidade de ampliação da fábrica, transferindo para Paranavaí toda a produção.
Com o crescimento, houve uma preocupação ainda maior com a qualidade dos produtos que chegariam até os consumidores. A empresa ampliou seu olhar para a matéria prima, e hoje tem toda a cadeia de produção do suco de laranja, desde as mudas, a colheita e a seleção dos melhores frutos. Todo o processo sempre foi feito com muita dedicação, da mesma forma foi a escolha dos primeiros colaboradores da fábrica de Paranavaí.
Após um tempo, a empresa percebeu uma demanda por outros sabores, e com a realização de uma pesquisa ampla de mercado, implantaram novos produtos que hoje fazem parte da marca Prat´s. No começo a distribuição era realizada nas cidades de Paranavaí, Maringá e Londrina, hoje são diversas cidades em todo o Brasil, além do Paraguay, contando com 89 Distribuidores Autorizados.
O consumidor vai ao supermercado e adquire o produto da empresa, não está levando para casa um suco de laranja comum. "É o resultado de um trabalho que foi planejado e começou muitos anos antes, dentro da própria companhia, com a utilização de altas tecnologias na produção da muda, no plantio, nos cuidados com o pomar e no processamento dos frutos em uma indústria moderna, que se preocupa em oferecer a melhor qualidade", explica.
O céu é o limite para a Suco Prat’s e exibe números robustos de um crescimento veloz, que já fazem dela a líder no mercado brasileiro em suco de laranja pronto para o consumo. As versões uva, limonada, goiaba e acerola com laranja, já pode ser encontrado em diversos pontos de vendas espalhados em diversos estados, onde a logística é feita por nossas Distribuidoras Autorizadas que somam 89 unidades.
Apresentado aos consumidores em embalagens plásticas transparentes nos tamanhos 200ml, 300ml, 900ml, 1,7 litros e 3 litros e com um bocal mais largo em comparação aos similares, o suco tem sido um estrondoso sucesso de vendas.