Um novo estudo realizado por pesquisadores do Eurecat, Centro Tecnológico da Catalunha, em Reus, Espanha, financiado pelo Departamento de Citrinos da Flórida e publicado no renomado periódico cientifico, European Journal of Nutrition concluiu que o consumo de suco de laranja 100% e o suco de laranja fortificado com hesperidina (um flavonóide encontrado quase exclusivamente em citros), reduziu significativamente a pressão arterial em adultos diagnosticados com hipertensão pré ou estágio 1.
A pesquisa avaliou por 12 semanas, 159 adultos com idades entre 18 e 65 anos que beberam 500 ml por dia de suco de laranja 100%, suco de laranja 100% enriquecido com hesperidina adicionada ou uma bebida de controle com as mesmas calorias, teor de vitamina C e ácido cítrico do suco de laranja. No final, o estudo avaliou que a ingestão de suco de laranja ou suco de laranja enriquecido com hesperidina resultou em reduções significativas na pressão arterial sistólica em comparação à linha de base e à bebida controle.
Os pesquisadores mediram a pressão arterial sistólica e diastólica, a pressão de pulso (uma medida da rigidez arterial), a homocisteína no sangue e o ácido úrico, além de vários marcadores inflamatórios no início, no final e no decorrer do estudo. Os pesquisadores também investigaram os efeitos a curto prazo de uma dose única de suco de laranja na pressão sanguínea e em outros resultados.
No final do estudo, houve também uma diminuição significativa na pressão de pulso e na expressão de dois genes associados à pressão arterial, em comparação à linha de base no grupo de suco de laranja enriquecido com hesperidina. Maiores mudanças foram observadas com o JO enriquecido, sugerindo um efeito dose-resposta com a hesperidina. “Este estudo sugere que 100% de suco de laranja pode ser uma adição valiosa à dieta para ajudar a reduzir a pressão sanguínea em adultos diagnosticados com hipertensão pré ou estágio 1. Os benefícios positivos do suco de laranja a 100% podem ser atribuídos à hesperidina, encontrada quase exclusivamente em suco de laranja e laranjas ”, disse a Dra. Rosa Walsh, diretora de pesquisa científica do Departamento de Citrus da Flórida.
Fonte: CitrusBR.com