O suco de laranja possui propriedades que podem ser capazes de contribuir para reduzir problemas e inflamações causados pela obesidade. Isso é o que aponta um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Ontario, no Canadá. Os cientistas descobriram que a bebida possui um composto químico que pode reduzir a gordura corporal e até melhorar o humor.
A pesquisa introduziu a nobiletina – um flavonóide extraído de laranjas - na dieta de camundongos com sobrepeso mórbido. O composto não apenas reverteu os sintomas da obesidade nos ratos, mas também reduziu o acúmulo de placas de gordura em suas artérias, conhecido como aterosclerose.
Pesquisas separadas descobriram que a molécula se liga às proteínas responsáveis por estabilizar nosso ritmo circadiano e regular nosso metabolismo, um processo que ajudou roedores que receberam uma dieta rica em calorias por 10 semanas a permanecer magros, mesmo quando os membros do grupo de controle ganharam quase duas vezes seu peso corporal. A nobiletina também foi associada a reversões em doenças relacionadas à idade, como declínio na resistência aos exercícios e sono insatisfatório, que podem levar a sentimentos de ansiedade e depressão.
Fonte: CitruBR.com e www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6121922