A pesquisa também contribui para um crescente corpo de evidências mostrando que o consumo de 100 por cento de suco de laranja não tem impacto sobre o peso das crianças.
Os autores do estudo publicado na Pediatric Research and Child Health conduziram uma análise transversal nacionalmente representativa das dietas e dos níveis de atividade de 21.988 crianças de 2 a 18 anos. As crianças estavam participando do National Health and Nutrition Examination Survey 2003-2016. Entre aqueles que consumiram 100% de suco de laranja, a quantidade diária média foi de 1,4 ounces.
Os pesquisadores descobriram que as crianças que consumiam suco de laranja tinham consumo de energia e alimentos significativamente maiores, eram mais propensas a se envolver em atividades físicas vigorosas e, de acordo com pesquisas anteriores, não tinham diferenças no status de peso em comparação com crianças que não bebiam suco de laranja. À medida que o consumo de suco de laranja aumentou, também aumentou a ingestão de vitamina C, potássio, fibra, ácido fólico, tiamina, magnésio e cálcio em todas as idades, bem como vitamina D em crianças mais velhas. A vitamina C e o potássio são nutrientes pouco consumidos e o potássio é um nutriente de preocupação para a saúde pública entre as crianças, segundo os autores.
Além disso, o aumento do consumo de suco de laranja levou a uma maior qualidade geral da dieta, conforme medido pelos escores do Índice de Alimentação Saudável e ao aumento do consumo total de frutas, enquanto a ingestão de sódio e gordura saturada diminuiu.
“Os pais devem se sentir confiantes em servir suco de laranja para seus filhos, em quantidades adequadas que atendam às diretrizes de sucos da Academia Americana de Pediatria, para obter os benefícios nutricionais que o suco de laranja 100 por cento fornece”, disse Gail Rampersaud, nutricionista nutricionista registrada no Departamento da Flórida de Citrus.
Financiado por uma doação irrestrita do Departamento de Citrus da Flórida, o estudo também mostrou que a prevalência geral de consumo de suco de laranja entre os participantes era baixa, com apenas 16% das crianças de 2 a 8 anos e 13% das crianças de 9 a 18 anos relatando JO em suas dietas . A quantidade média consumida também estava bem abaixo dos limites de suco da American Academy of Pediatrics para 100 por cento de consumo de suco de fruta, que varia de 4 a 8 onças por dia, dependendo da idade.
Os resultados do estudo indicam que não há associação entre a quantidade de suco de laranja consumida e o consumo de frutas inteiras, sugerindo que o suco de laranja não está substituindo as frutas inteiras na dieta.
Fonte: Departamento de Citrus da Flórida