Prat's - Estudo aponta que consumo de suco de laranja não está relacionado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares
Estudo aponta que
consumo de suco de laranja não está relacionado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares
Informativos > Pesquisa

19 de abril de 2025 , às 13:34

Uma pesquisa publicada no International Journal of Food Science and Nutrition, analisou o consumo de suco de laranja 100% durante o final da infância e início da adolescência. De acordo com os resultados obtidos, os adultos que consumiram suco de laranja 100% quando crianças não indicam risco de pressão alta ou níveis elevados de lipídios no sangue.

O estudo foi realizado em duas etapas. Na primeira foram avaliados dados coletados de aproximadamente de 9 mil crianças e adolescentes com idades entre 9 e 16 anos. A segunda parte da pesquisa ocorreu 17 anos depois, quando os participantes já eram jovens adultos. A partir disso, foram feitas novas análises que examinaram a incidência de pressão alta e lipídios elevados no sangue, como colesterol e triglicerídeos.

O estudo se concentrou nos potenciais impactos do consumo de bebidas açucaradas, refrigerante diet e suco 100% de frutas. O suco de laranja 100% não foi associado ao aumento do risco de hipertensão arterial ou níveis elevados de lipídios no sangue no início da idade adulta. Nos homens, a ingestão de bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos regulares, foi associada a um aumento de 16% no risco de ter pressão alta. A análise também levou em consideração outros fatores que podem ter afetado os resultados, como idade, nível de atividade física e ingestão de outros alimentos e bebidas, isolando os efeitos independentes das bebidas de interesse.

Neste estudo, crianças e adolescentes consumiram, em média, menos de meia porção por dia de suco de laranja 100%, o que está abaixo da diretriz e limites estabelecidos pela Academia Americana de Pediatria de aproximadamente 236ml (8 oz) diários para crianças acima de 7 anos. As Diretrizes Dietéticas 2020/2025 para os americanos contam com suco de frutas 100% para a ingestão total de frutas e recomendam que as bebidas primárias sejam livres de calorias – especialmente água – ou contribuam com nutrientes benéficos, como leite sem gordura e com baixo teor de gordura e de suco de frutas 100%.

“O consumo de suco 100% de frutas por crianças e adolescentes é muitas vezes um tema controverso quando na verdade não deveria ser”, disse a Dra. Rosa Walsh, Diretora de Pesquisa Científica do Departamento de Citrus da Flórida. “Este estudo não encontrou associação entre a ingestão de suco de laranja 100% por adolescentes e aumento do risco de pressão alta ou níveis elevados de lipídios no sangue mais tarde na idade adulta. O consumo moderado de suco de laranja 100% pode ser uma adição benéfica à dieta para ajudar a atender às recomendações de ingestão de frutas e nutrientes.”

A análise foi conduzida por pesquisadores das Universidades de Connecticut, Nacional de Jeju na Coréia do Sul, Brigham and Women’s Hospital, Harvard School of Public Health e Harvard Medical School.

Fonte: www.citrusbr.com