Blog
Blog

Banda Pomar

Data Criação: terça, 17 de dezembro de 2019 às 11:08    

A última segunda-feira foi recheada de emoção, alegria e uma pitada de nervosismo. Os alunos do Projeto Musical da Prat´s em parceria com a Prefeitura Municipal de Guairaçá, realizaram sua primeira apresentação. Cerca de 50 alunos cantaram e tocaram algumas canções de natal, além de outras mais conhecidas como É preciso saber viver, dos Titãs e Anunciação, de Alceu Valença, música que fez a plateia pedir bis. A Banda Pomar, regida pelo maestro Manoel Feliciano, e pelos competentes professores Alessandro Freitas, Diógenes Rodrigues e Dilton Rodrigues, levaram à empresa Suco Prat´s o primeiro Concerto de Natal, para encerrar as atividades de 2019. 

Os pequenos artistas que chegaram na empresa nervosos para a primeira apresentação, logo se sentiram em casa e deram um show de talento e carisma. Além dos professores, o coordenador administrativo Cléber dos Santos Oliveira e a estagiária Edinalva Santos, também acompanharam todo o evento. Os colaboradores da Prat´s ficaram encantados com a apresentação e já aguardam ansiosos a próxima. Os alunos tiveram menos de 5 meses para aprender a tocar um instrumento e participar da prática de conjuntos, e assim fazer parte da Banda Pomar. Segundo os professores, resultado de muita dedicação e estudo, que enche toda a equipe de orgulho.

Nossos artistas já estão de férias, mas em 2020 voltam com tudo e prometem um repertório cheio de novidades. Aguardem, a Banda Pomar ainda vai tocar muito por aí!

 

 

Empresa Cidadã

Data Criação: segunda, 11 de novembro de 2019 às 09:00    

Somos uma Empresa Cidadã! 

A Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF), certifica empresas que aplicam recursos em projetos sociais por meio de contribuições que são destinadas aos projetos humanitários da Fundação Rotária no Brasil. Para se tornar uma Empresa Cidadã, a Suco Prat´s assumiu em 2017, um compromisso de responsabilidade social, apoiando projetos de desenvolvimento comunitário no país. O Programa Empresa Cidadã atesta a responsabilidade social da Prat´s ao torná-la parceira do Rotary, em sua obra reconhecida de transformar o Brasil.

No Paraná são diversos projetos financiados pelos recursos das empresas cidadãs junto aos clubs de Rotary de cada cidade, desta forma muitas instituições são apoiadas, como o Hospital do Câncer de Umuarama e o Centro de Hemodiálise de Cianorte, entre muitos outros. Em Paranavaí os clubs implantaram uma escola de corte e costura e uma lavanderia industrial no asilo Lins de Vasconcelos, além de outros projetos já realizados e em alguns em fase de planejamento.

Os projetos surgem para responder necessidades sociais, e nos últimos 3 anos a Fundação Rotária atendeu 129 projetos de 41 cidades da nossa região, foram mais de R$1.000.000,00 investidos.

A responsabilidade social se tornou prioridade para a Prat´s, que junto ao Rotary busca garantir a execução de projetos que visam levar às comunidades o desenvolvimento sustentável na busca por um mundo melhor.

 

Projeto de Tênis Infantil

Data Criação: segunda, 11 de novembro de 2019 às 09:00    

O projeto tem o objetivo de oferecer um primeiro contato com a prática do Tênis para 40 crianças, com idade entre 6 e 10 anos, na cidade de Paranavaí – PR. As crianças nesta idade estão em fase de desenvolvimento das habilidades motoras e, junto ao esporte, irão complementar de maneira lúdica suas capacidades de saltar, arremessar, correr, entre outras. A intenção é ofertar treinamento especializado para formação de atletas tenistas, tornando este esporte considerado de elite mais acessível a outros públicos. Com o tempo, visando o desenvolvimento da técnica, aliado a formação escolar e social de cada aluno, eles serão incluídos em competições, que irá colaborar com sua entrada dentro do esporte profissional.

Os treinos planejados sempre de acordo com a faixa etária, respeitando o tempo de cada criança, de forma divertida e educativa, são coordenados por profissionais. As aulas acontecem durante a semana, no contraturno escolar com duração de duas horas, em grupos de 10 alunos, colaborando com a prática da socialização.

Para que tudo isso aconteça, a Prat´s firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Paranavaí, desta forma garantimos o transporte dos alunos da Escola Municipal Pedro Real, localizada no Jardim Morumbi, até as quadras de tênis, que ficam no Viveiro de Mudas Pratinha. As aulas que iniciaram em agosto, já rendeu algumas descobertas, os professores estão encantados com o talento e dedicação dos alunos durante as aulas. 

Nós queremos promover a prática de esportes e a inclusão social por meio do tênis, com foco no desenvolvimento da disciplina, reflexo, motricidade e coordenação motora, além de colaborar com o desenvolvimento cognitivo das crianças. O esporte é um grande aliado no desenvolvimento de hábitos que estimulam a ética, a moralidade, o trabalho em equipe, o respeito ao próximo, além de preparar a criança para exercer a cidadania com responsabilidade.

 

Atletas de Paranavaí para o mundo

Data Criação: quarta, 06 de novembro de 2019 às 09:00    

Nos últimos meses a equipe de atletismo de Paranavaí participou de muitas competições, mas a agenda é agitada durante todo o ano. Recentemente estiveram no Campeonato Brasileiro Sub-16, realizado em Fortaleza – CE, nos dias 20, 21 e 22 de setembro. O evento reuniu cerca de 600 atletas de 13 a 15 anos de todo o país, de Paranavaí foram 21 atletas. A equipe voltou para casa com muitas medalhas. A atleta Ana Venâncio conquistou o bronze na prova de lançamento de disco e a medalha de prata no lançamento de martelo. Matheus Barros, foi bronze na prova combinada pentatlo e ouro no lançamento de disco. Na prova de revezamento 4x75, Matheus Barros, Arthur Treicher, Alysson Sene e Gabriel de Abreu Gomes Sales, foram bronze com a marca de 33min46s, estabelecendo um novo recorde paranaense na categoria Sub-16. 

Nos dias 27 e 28 de setembro, Londrina - PR foi sede dos Jogos da Juventude do Paraná, e a equipe paranavaiense voltou com 6 medalhas de ouro, 4 de prata e 5 de bronze, além de estabelecerem novos recordes. O atleta Rian Oliveira garantiu o ouro na prova de salto com vara e estabeleceu um novo recorde com a marca de 3,61m. Gabriel Alves, além do ouro na prova de 400m com barreira, estabeleceu um novo recorde com 57s11 para a prova. Na prova de lançamento de dardo, João Paulo Alves Nardim, estabeleceu um novo recorde de 55,89m e garantiu o ouro. Ainda em Londrina, Stafany Navarro foi ouro duas vezes, no lançamento de dardo e na prova combinada de heptatlo, com a marca de 4.080 pontos estabelecendo novo recorde. 

Já em outubro, nos dias 4 e 5, foi a vez de garantir medalhas no Campeonato Paranaense Sub-18, realizado na cidade de Maringá - PR. No evento foram 8 medalhas de ouro, 10 de prata e 5 de bronze. Ainda em outubro, nos dias 12 e 13, Toledo foi sede dos Jogos abertos do Paraná, e na bagagem dos atletas de Paranavaí voltaram 6 medalhas de ouro, 5 de prata e 2 de bronze. Nos dias 18, 19 e 20 foi a vez de Porto Alegre - RS receber nossos atletas, no Campeonato Brasileiro Sub-18, de lá vieram 2 ouros, 1 prata e 1 bronze.

A equipe se prepara agora para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que será realizado em Blumenau – SC, de 21 a 25 de novembro. Na competição os atletas irão compor a seleção paranaense, que conta com os melhores atletas do estado, serão 40 atletas no total, sendo 9 de Paranavaí. Outra grande conquista é que dos 4 técnicos da seleção, 2 são de nossa cidade, Aguinaldo Souza dos Santos e Leandro Lopes, estarão à frente da equipe paranaense durante os jogos.

Paranavaí é um grande celeiro de atletas e conta com o incentivo e torcida de toda a cidade. Para conhecer a Associação de Atletismo basta ir até a pista de atletismo do Colégio Estadual, e assim como a Prat´s contribuir com o esporte e com a formação humana de muitas crianças e adolescentes.

Fotos: Arquivo pessoal de Aguinaldo Souza dos Santos

 

Recordes e desenvolvimento humano

Data Criação: segunda, 04 de novembro de 2019 às 09:00    

A história da Associação de Atletismo se confunde com a própria história de Paranavaí, cidade que completa 68 anos em dezembro, localizada na região noroeste do Paraná e berço de muitos talentos, não só esportivos, mas, também na área das artes, da medicina e do empreendedorismo. 

Na década de 60, mais precisamente em 1969, o professor de Educação Física, Manoel de Lima, iniciou seu trabalho com atletismo no Colégio Estadual de Paranavaí. No ano de 1973 Ademir Nicola Francisco, mais conhecido hoje como Professor Mimi, já fazia parte da equipe de atletismo como aluno, e presenciou Paranavaí ser sede da fase final dos Jogos Abertos do Paraná em 1975, quando a pista de atletismo do Colégio Estadual foi inaugurada.

Desde então, mais de 1.000 atletas passaram pela pista de atletismo, sob a coordenação do Professor Mimi, que divide sua paixão pelo esporte com os Professores Aguinaldo Souza dos Santos e Leandro Lopes, que de forma voluntária treina mais de 130 atletas, que atualmente fazem parte da equipe e vem dando orgulho em competições nacionais e internacionais.

Aguinaldo Souza, se tornou atleta em 1984 e influenciado pelo Professor Mimi, se formou em educação física dez anos depois, na UEM – Universidade Estadual do Paraná. Durante o mestrado, sua paixão pelo atletismo virou pesquisa acadêmica, onde ele investigou a trajetória do desenvolvimento humano dos atletas e desta forma pode concluir que o esporte colaborou com a formação educacional e com a transformação social das crianças e adolescentes que passaram pela associação de atletismo. Atualmente é doutorando na Universidade Federal do Paraná, além de professor licenciado da UNESPAR – Campus Paranavaí.

Associação de Atletismo, atende crianças e adultos de 10 a 37 anos, e é considerada uma das melhores equipes do Paraná, sendo destaque nacional na revelação de atletas. Durante o ano participam de competições no Brasil e em outros países, quebrado recordes e conquistando muitas medalhas.

​​​​​​​Fotos: Arquivo pessoal de Aguinaldo Souza dos Santos