Blog
Blog

Conhecendo a Prat´s

Data Criação: sexta, 21 de setembro de 2018 às 09:00    

Cerca de 80 alunos do Colégio Agrícola Estadual do Noroeste, de Diamante do Norte, estiveram em visita técnica na Suco Prat´s nos dias 21 e 28 de agosto. Eles tiveram a oportunidade de conhecer de perto todas as etapas que envolvem a produção do suco de laranja. A visita iniciou no Viveiro de Mudas, localizado em Paranavaí, onde conheceram desde a seleção das sementes até a produção das mudas. Em seguida, os alunos foram levados até uma das fazendas do Grupo Agro Pratinha, para conhecer o preparo do solo e a forma de plantio. Em outra fazenda puderam presenciar a colheita manual da laranja e o procedimento correto de transporte, seguindo as normas da NR-31. Já na indústria, passaram por todas as etapas, desde o recebimento do fruto até o envase do suco.

No mesmo dia os futuros técnicos conheceram o Packing House, setor onde é realizada a classificação das frutas para comercialização in natura. As frutas são classificadas respeitando a qualidade, o peso, tamanho, e passam pela lavagem e secagem, para depois serem divididas em caixas para comercialização, respeitando as normas do Ministério da Agricultura. Este trabalho é realizado por profissionais qualificados e por equipamentos de última geração. Em depoimento, os alunos do Curso Técnico em Agropecuária relataram que não imaginavam a grandeza do processo, sabiam da teoria que aprendiam em sala de aula com os professores, e ali puderam ver na prática como tudo realmente funciona. 

“Quando você fala Prat´s as pessoas só pensam na garrafinha, no suco, só que não pensam que é trabalho em campo, trabalho em indústria, embalagem e tudo. O tanto de gente que tem trabalhando.” Yeza Caprinck, estudante do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária.

Uma das grandes descobertas dos alunos foi a confirmação de que não existe açúcar no suco de laranja, que ele é totalmente integral e o sabor depende da safra e da época do ano. Eles retornaram para o colégio entusiasmados com a citricultura, dizendo que aprenderam muito vivenciando todo o processo, relatando que nas aulas tudo era ilustrado por fotos e vídeos, e durante a visita puderam compreender melhor o nosso slogan: Suco Prat´s - É da fruta para o copo!

 

Pintando sonhos

Data Criação: terça, 18 de setembro de 2018 às 09:00    

No último sábado, dia 15 de setembro, os acadêmicos de Engenhara Civil da UNIFATECIE promoveram um dia de voluntariado em Paranavaí. Na ocasião foi realizada a revitalização da Casa Antônio Frederico Ozanam, conhecida como Lar Vicentino, onde atualmente residem mais de 60 idosos. O objetivo do projeto de extensão, era promover condições mais favoráveis para os moradores do Lar com serviços de pintura, melhorando a qualidade de vida dos idosos e colaboradores da instituição. 

A Prat’s que apoia o trabalho voluntário, esteve presente em mais este projeto doando todo o material necessário para sua realização. Além da alegria dos idosos e colaboradores do asilo, é evidente o contentamento dos futuros engenheiros de Paranavaí, que puderam ver o resultado do trabalho que desenvolveram.  Além de ajudar ao próximo, foi uma oportunidade de aperfeiçoamento das habilidades, de socialização, aumento de autoestima e satisfação pessoal, colaborando para o desenvolvimento pessoal e profissional dos acadêmicos. Nós acreditamos que quando fazemos pelo outro, fazemos mais por nós mesmos! 
 

 

Posse responsável de animais

Data Criação: segunda, 17 de setembro de 2018 às 09:00    

GRUPO APRA – APOIO À POSSE RESPONSÁVEL DE ANIMAIS
O grupo que existe desde 2012, é formado por voluntários que atuam em prol dos animais abandonados. Iniciaram seus trabalhos levando alimento para os animais que moravam nas ruas de Paranavaí. Atualmente, o objetivo deles é colaborar com a orientação à posse responsável de animais, apoiar famílias acumuladoras, e incentivar a adoção e a castração de cães e gatos. O número de animais abandonados e maltratados é grande, e o abrigo da cidade vive superlotado, por isso, contam também com lares temporários. Desde que surgiu, o grupo já contabilizou a entrega de novecentos animais por meio de feiras de adoção e a castração de cerca de mil, com o intuito de diminuir a quantidade de filhotes abandonados nas ruas da cidade.

Hoje, o grupo atende cerca de 200 animais de famílias acumuladoras, lares que muitas vezes, necessitaram de reformas, da construção de canil, além da doação de alimentos e medicamentos para os próprios moradores. Todos os anos o grupo realiza um show de prêmios e um bazar de roupas usadas, onde arrecadam dinheiro para pagar os custos das clínicas veterinárias onde são realizadas as castrações e o atendimento a animais doentes, maltratados e feridos em acidentes. 

A Prat’s se tornou parceira deste projeto a alguns anos, pois visa o bem-estar dos animais, apoiando o trabalho voluntário destas pessoas que não cedem esforços para ajudar nossos amigos de quatro patas.
 

 

Agenda Beach Tennis

Data Criação: sexta, 14 de setembro de 2018 às 09:00    

De 12 a 14 de outubro será realizada a Copa das Federações de Beach Tennis 2018, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. O atleta Andrei Ludwig, da cidade de Rolândia, foi convocado para compor a equipe Masculino Pro, que representará o Paraná na competição.

Andrei vem se destacando no cenário estadual, e faz parte da lista dos três melhores atletas profissionais deste esporte que cresce a cada dia no país. Dentro da modalidade existem seis categorias: A, B, C, Sub-14 e +40, e a que Andrei faz parte, a Profissional. Atualmente, o atleta compõe o ranking mundial, foi campeão em quatro torneios paranaenses e semifinalista em um campeonato brasileiro. Andrei que recentemente passou por uma cirurgia no joelho devido a uma lesão, vem se recuperando para manter seu rendimento em quadra.

Para este ano, o atleta tem pela frente algumas competições, como o Sul Brasileiro de Beach Tennis que será realizado em outubro, na cidade de Porto Alegre – RS e o 3º RS CUP de Beach Tennis, que será realizado em Torres – RS em novembro, evento que integra o calendário mundial deste esporte. Além disso, nos meses de novembro e dezembro, o Uruguai sediará o Tour Tênis de Praia, da Federação Internacional de Tênis – ITF, evento internacional que envolve os melhores atletas da América Latina.

 

Médicos do Humor

Data Criação: quinta, 13 de setembro de 2018 às 08:00    

Médicos do Humor, é um projeto sem fins lucrativos, que por meio da arte do palhaço realiza intervenções em asilos, abrigos, hospitais e outros públicos, em situação de vulnerabilidade social. Fundado em 2008, o grupo já atendeu milhares de crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. Pelo projeto já passaram mais de 300 voluntários. Além do trabalho realizado no Hospital Santa Casa de Paranavaí, o grupo desenvolve outras atividades junto à comunidade, todos gratuitos.

Este ano o Projeto Médicos do Humor, que realiza um trabalho de humanização, completou dez anos. Formado atualmente por uma equipe de 40 voluntários, o grupo faz visitas semanais na Santa Casa de Paranavaí, visitas mensais nos asilos, abrigo e em outras instituições.

A missão do projeto é inspirar pessoas por meio de suas ações, inspirar momentos de otimismo para o corpo, a mente e o espírito. Criar valor e fazer a diferença onde estiverem, e em tudo o que fizerem. A essência do trabalho desenvolvido está no olhar, na troca, no lado saudável do ser humano, que quer brincar, que deseja ser feliz independente do momento que está vivendo.

Nós acreditamos neste projeto que já mudou a vida de milhares de pessoas, e estamos juntos a eles colecionando sorrisos e grandes momentos. Queremos que essa parceria dure muitos anos, pois a mudança da nossa sociedade é resultado destes encontros que modificam o ser humano e o mundo.