Correr se tornou um dos esportes mais populares do mundo, mesmo assim, exige esforço, empenho e muito treino para quem decide calçar o tênis e quebrar recordes. Para Rosinha da Conceição, de 42 anos, moradora de Campo Grande – MS, a corrida representa uma grande mudança em sua vida.
Rosinha começou a trabalhar muito jovem, ainda na adolescência dividia seu tempo entre escola e os serviços domésticos em casas de família. Aos 23 anos, pesando 84 kg, decidiu que precisava mudar seus hábitos e ter mais qualidade de vida, foi nessa época que incentivada por um amigo começou a correr. No começo foi difícil, pensava diariamente em desistir, mas era estimulada pelo amigo que se tornou seu técnico “Ele dizia que eu tinha potencial e que com treino poderia fazer parte da elite de atletas do estado do Mato Grosso do Sul. Eu ria e dizia não consigo, olha as meninas, são todas magras. Mas ele me dizia que eu podia emagrecer também, só ia depender de mim. Eu acordava todo dia cedo e ia treinar. ” A amizade e admiração pelo amigo e treinador se mantém até hoje.
Com o passar do tempo foi aprimorando as técnicas e seu desempenho foi melhorando com muito treino, fez amizades no esporte e começou a competir. Hoje coleciona mais de mil troféus, não sabe dizer quantas medalhas possui, perdeu as contas de quantas competições já participou, mas conta orgulhosa que este ano comemora vinte anos de corrida. Em seu currículo, competições em quase todos os estados brasileiros, além de Paraguai e Bolívia, e nos planos para o futuro espera competir na Europa e Argentina.
Rosinha treina diariamente e procura ter uma alimentação de qualidade, gosta do básico e não abre mão de frutas e muita água. Sempre que possível, faz acompanhamento com uma nutricionista, mas diz não ter frescuras com cardápio. Os treinos diários são divididos em dois momentos, de manhã em estradas rurais e a noite em lugares mais iluminados dentro da cidade, pelo risco de correr sozinha sendo mulher. Além dos treinos, trabalha todos os dias como empregada doméstica para ajudar na manutenção da casa, e garantir a educação do filho.
Grande incentivadora da prática de esporte, garante que todo esporte é importante, não precisar ser corrida, o que vale é mudar o estilo de vida e trazer qualidade para a rotina. Rosinha representa muito bem o esporte feminino, mãe, esposa, trabalhadora, atleta, vai na contramão das dificuldades e dos obstáculos enfrentados pelo simples fato de ser mulher. Por trás de tantas conquistas, uma história de superação e empoderamento. Diariamente se motiva e assim inspira outras mulheres, “Não pode desanimar, se desanimar complica, mesmo cansada tem que correr. Tem que esquecer o cansaço, não coloca o cansaço na cabeça, senão não vai.”
A Suco Prat´s acredita no esporte, e está junto com a Rosinha desde 2018, contar sua história aqui é só parte do orgulho que temos em saber que o esporte mudou a vida dela e pode mudar a de muitas mulheres pelo Brasil.