No dia 26 de janeiro de 2022, no Centro Empresarial do grupo Agropratinha, foi realizada a primeira reunião do Comitê de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho, com o objetivo de definir os pontos estratégicos sobre o tema saúde e segurança no trabalho na indústria.
Estiveram presentes a Diretora, Elizette Belido Colins, o Gerente Industrial, Rafael Gauze, a Gerente de Recursos Humanos, Marcia Barros, o Coordenador de SST, Wesley Gazola, o Advogado, André Ricardo Franco e o Engenheiro de Segurança do Trabalho e Consultor SST, Wanderlei Nascimento. O Comitê discutiu as seguintes pautas: Explanação sobre o propósito da reunião; Momento de segurança; Nomeação dos membros efetivos em gestão de SST; Agenda de reuniões; Projeto de gestão de SST; Assuntos gerais.
A reunião foi iniciada pelo consultor Wanderlei Nascimento, destacando a importância da presença de todos os membros para que o projeto de gestão de saúde e segurança se tornasse efetivo em sua implantação. Seguindo o propósito da reunião, foi explanado sobre as estratégicas que a linha organizacional deverá tomar, tendo como referência: Garantir a implantação efetiva do processo de SST nas áreas; Participar efetivamente e garantir a implementação das ações relacionadas ao projeto de SST; Conduzir as reuniões nos locais de trabalho e demais atividades, para manter ativo o processo e garantir a capacitação continuada de todos os colaboradores sobre o tema de SST.
Durante a discussão da pauta Momento de Segurança, foi apresentado o modelo de gestão “Curva de Bradley’’ cuja proposta é estabelecer uma reflexão, tendo como princípios básicos verificar em quais estágios a organização se encontra em matéria de saúde e segurança no trabalho. Através desta análise, poderá ser traçado um plano de ação para que se encalce um sistema proativo em SST – Saúde e Segurança no Trabalho. Como pauta final houve a discussão da nova agenda de reuniões do comitê, também ficou definido o grupo efetivo em SST, e o cumprimento do prazo da entrega do projeto de gestão em saúde e segurança no trabalho.