Durante alguns dias da semana, a Escola Municipal Armando João Bateloqui, de Guairaçá, interior do Paraná, tinha um som diferente que ecoava das salas de música para todo o pátio. Alunos de cordas, percussão, bateria, teclas, flauta e educação musical, criavam uma melodia inconfundível, que trazia orgulho para os professores e pais. O Projeto Musical Prat´s foi criado em 2019, em parceria com a Prefeitura Municipal de Guairaçá, e hoje atende cerca de 120 alunos.
Com a chegada da pandemia do novo Coronavírus, as aulas de todo o país foram suspensas por tempo indeterminado, uma medida adotada em vários lugares do mundo para evitar a contaminação de mais pessoas. Sabendo que grande parte das famílias estão em casa, principalmente as crianças e adolescentes, nos organizamos para iniciar as aulas online.
Muitos alunos receberam em casa o instrumento musical pertencente ao projeto, para que possam participar das aulas. Após um período será realizado um revezamento, dando oportunidade para outros alunos terem acesso ao instrumento, com todos os cuidados necessários. Os professores farão a higienização de todo o material antes de passar a outros alunos, conforme orientações dos órgãos de saúde.
Semanalmente serão disponibilizados vídeos de aulas com exercícios para cada modalidade, de acordo com o instrumento que o aluno toca. O conteúdo é entregue aos pais por meio de um aplicativo de mensagens, onde grupos foram criados para o período de isolamento social, desta forma os alunos podem tirar dúvidas direto com os professores.
A iniciativa foi pensada para que os alunos possam praticar com os instrumentos e assim não esquecer tudo o que aprenderam durante as aulas. A intenção é não perder o ritmo, desta forma quando retornarmos as aulas presenciais tudo será mais tranquilo para os alunos, além disso mantemos o vínculo da família com o projeto. Neste momento de isolamento social, a música e a educação aproxima as pessoas e prepara todos nós para quando tudo isso passar. Enquanto isso, se puder fique em casa!