Blog
Blog

18 de Maio — Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Data Criação: segunda, 18 de maio de 2020 às 15:00    

Nós procuramos sempre trazer boas notícias por aqui, mas hoje vamos falar de um assunto muito importante. Como vocês já sabem, em 2019 a Prat´s foi reconhecida pela Fundação Abrinq como Empresa Amiga da criança, pelo engajamento e compromissos assumidos pelos Direitos da Criança e do Adolescente. O selo é consequência do trabalho desenvolvido na sociedade em benefício desse público, além da luta diária pelo combate ao trabalho infantil.

Hoje, 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Data instituída em 1973, quando uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada, em Vitória (ES). Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e os seus agressores nunca foram punidos. A data se tornou o dia oficial para que a população brasileira se una e se manifeste contra este tipo de violência.

De acordo com dados publicados pela Fundação Abrinq, em 2018 mais de 13 mil denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes foram registradas no Disque 100. Ou seja, são 35 denúncias por dia, no entanto, o número pode ser bem maior quando considerado que muitos casos permanecem em segredo.

A Fundação Abrinq criou a campanha Pode Ser Abuso, que surgiu para quebrar este silêncio! Com uma forte mobilização nas redes sociais e na mídia, a campanha sensibiliza a população para o tema e suas consequências, que são inúmeras, comprometendo o desenvolvimento das crianças e adolescentes. São consequências físicas, psicológicas e sociais. O abuso sexual infantil pode estar mais próximo do que você imagina!

Todos somos responsáveis por quebrar o silêncio e mudar essa realidade. Abuso sexual é crime e deve ser denunciado.

Disque 100, denuncie!

Conheça os canais de denuncia no link: http://www.podeserabuso.org.br/canais-de-denuncia/