O dia 20 de fevereiro é conhecido como o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, data que tem como objetivo esclarecer a população sobre os danos que o consumo provoca no organismo e na vida das pessoas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, a dependência de drogas lícitas ou ilícitas é uma doença que acomete cerca de 5% da população mundial, com idade entre 15 e 64 anos. A Organização Pan-Americana de Saúde, realizou uma pesquisa em 33 países da América Latina e Caribe, identificando que após a pandemia do COVID-19 o consumo de álcool aumentou, devido às condições impostas pela doença.
Pensando nestes dados, o departamento de Recursos Humanos da Prat´s, organizou junto à Unimed Paranavaí, um dia de palestras para falar deste tema que é sempre um tabu na maioria dos grupos sociais. Durante o dia, cerca de 450 colaboradores assistiram às palestras do Enfermeiro Lucas da Silva e do Pastor Fabio Pires.
Momentos como estes são fundamentais para estimular a reflexão sobre o papel negativo que as drogas e as bebidas desempenham no cotidiano da sociedade, e de como isso pode impactar não apenas na vida do usuário, mas de toda a família, afetando sua vida social e profissional.
Outro aspecto é identificar sinais claros de abuso de substâncias, como a incapacidade de controlar o consumo, resultando em episódios de intoxicação frequentes, se colocando em situações de risco como dirigir alcoolizado. Mudanças de comportamento também são sinais de atenção, perder o interesse em atividades antes apreciadas, irritabilidade, negação do consumo excessivo, entre outros.
É importante reconhecer os sinais e buscar ajuda adequada nas Unidades Básicas de Saúde – UBS, nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS e Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD.
Essa ação, faz parte do Cuide-se Mais, um programa dedicado ao bem-estar integral dos colaboradores Prat´s. O Programa Cuide-se Mais visa não apenas melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, mas também criar uma cultura organizacional que valorize e promova a saúde e o bem-estar como prioridades fundamentais. Juntos, estamos construindo um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e feliz.