#juntospelasaude

Setembro Amarelo

Data Criação: quarta, 09 de setembro de 2020 às 09:00    

A campanha Setembro Amarelo, surgiu em 2015, por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM e o CVV - Centro de Valorização da Vida, com o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídio no Brasil. O mês ganha a cor amarela para chamar atenção sobre a importância de falarmos sobre a saúde mental. A ideia é que pessoas, entidades, órgãos de saúde e a sociedade em geral participe da campanha e promovam ações para deixar mais evidente a necessidade de falar sobre o tema. 

O suicídio pode afetar pessoas de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e religiões, mas pode ser prevenido. Existem certos fatores de risco que aumentam as chances de alguém apresentar pensamentos suicidas, como transtorno mental, abuso de substâncias, desemprego, falta de vínculos familiares e sociais, histórico de suicídio na família, entre outros.  Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo, pode ser o primeiro e mais importante passo. Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade, procure ajuda. 

As Unidades Básicas de Saúde e os CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, estão preparados para atender a população de forma gratuita. Além disso, procurar um médico psiquiatra também é uma ótima opção. No Brasil existe o CVV - Centro de Valorização da Vida, uma das ONGs mais antigas do país, fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio pelo telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente.

Setembro amarelo é um mês de campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, mas este assunto deve ser trabalhado o ano inteiro. Para maiores informações acesse www.cvv.org.br ou www.setembroamarelo.org.br