O ano de 2020 está sendo intenso, e com tanta coisa acontecendo, é fácil esquecer que outubro é o mês de conscientização sobre a saúde da mulher, principalmente em relação ao câncer de mama. Quando falamos em autocuidado precisamos pensar que vai além de skincare e hidratação nos cabelos, inclui exames de rotina e visitas ao médico.
De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde, em 2020 já foram diagnosticados 66.280 novos casos de câncer de mama em mulheres no Brasil, por isso é importante divulgar e prevenir.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, que formam um tumor. São vários tipos de câncer de mama e a doença evolui de formas diferentes, em algumas mulheres se desenvolvem rápido e em outras mais lentamente. O tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS – Sistema Único de Saúde, e quanto antes o diagnóstico mais chances de tratamento e cura.
A doença não tem somente uma causa, de acordo com o Ministério da Saúde, fatores ambientais, comportamentais, de história reprodutiva e hormonal, genéticos e hereditários precisam ser observados. No site do INCA tem todas as informações e pode ser acessado do seu smartphone, clica aqui e conheça.
De acordo com o INCA, em 2018, cerca de 17.572 mulheres foram à óbito por câncer de mama, é por isso que todos os anos um mês é destinado a esse tema, precisamos divulgar essa campanha com todas as pessoas que conhecemos. Promova a conscientização e ajude pessoas a lembrarem de que o diagnóstico precoce é a melhor forma de se prevenir. Se cuide!
A campanha Setembro Amarelo, surgiu em 2015, por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM e o CVV - Centro de Valorização da Vida, com o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídio no Brasil. O mês ganha a cor amarela para chamar atenção sobre a importância de falarmos sobre a saúde mental. A ideia é que pessoas, entidades, órgãos de saúde e a sociedade em geral participe da campanha e promovam ações para deixar mais evidente a necessidade de falar sobre o tema.
O suicídio pode afetar pessoas de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e religiões, mas pode ser prevenido. Existem certos fatores de risco que aumentam as chances de alguém apresentar pensamentos suicidas, como transtorno mental, abuso de substâncias, desemprego, falta de vínculos familiares e sociais, histórico de suicídio na família, entre outros. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo, pode ser o primeiro e mais importante passo. Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade, procure ajuda.
As Unidades Básicas de Saúde e os CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, estão preparados para atender a população de forma gratuita. Além disso, procurar um médico psiquiatra também é uma ótima opção. No Brasil existe o CVV - Centro de Valorização da Vida, uma das ONGs mais antigas do país, fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio pelo telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente.
Setembro amarelo é um mês de campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, mas este assunto deve ser trabalhado o ano inteiro. Para maiores informações acesse www.cvv.org.br ou www.setembroamarelo.org.br
Sabe quando você é criança e o mundo parece gigante e cheio de descobertas? Lembra quando você sentiu medo ou quando tudo parecia que ia dar errado, e uma pessoa sempre esteve ali para te apoiar, incentivar e dizer que você era capaz? Fica difícil não pensar na sua mãe ou no seu pai. Eles que sempre estiveram ali estendendo a mão, dando um abraço e te olhando com ternura. Pode ser que você também lembrou dos amigos, aqueles que te acolheram em diversos momentos e deram força para continuar. Nestes momentos em que estamos vivendo o isolamento social, é preciso encontrar formas de permanecer unidos, mesmo longe. Todos os dias são únicos e podem ser ótimas oportunidades de se unir virtualmente e fazer aquela homenagem que você tanto deseja a quem você ama.
Algumas datas, como o dia das mães e o dia dos pais de 2020 foi diferente em todo mundo, muitos não puderam estar juntos. Vale lembrar que não precisamos de uma data especial para comemorar a vida de quem amamos, isso conta também para irmãos, tios, avós, amigos e todos aqueles que fazem parte da nossa vida.
E o que fazer quando não pudermos estar juntos? Usamos a criatividade!
Vamos dar aqui algumas sugestões de como demonstrar carinho para aquela pessoa que faz toda a diferença na sua vida. Que tal produzir um vídeo de memórias e compartilhar os momentos especiais que viveram juntos? Vale revirar aquele álbum de fotos ou gravar um vídeo seu contando algumas histórias, se quiser, junte a imagem de mais pessoas que fica bem mais divertido.
Outra dica é assistir um filme juntos, pode ser um lançamento ou aquele antigo que assistiram a muito tempo, mas cada um na sua casa. Tem várias plataformas disponibilizando filmes gratuitos durante o período de pandemia, vale a pena dar uma pesquisada.
Tomar aquele café da manhã, aproveitando a tecnologia da chamada de vídeo? Pode ser almoço também, café da tarde ou jantar, não falta opção. Você pode aproveitar e filmar suas habilidades na cozinha, mostrar tudo o que você aprendeu e quem sabe reproduzir aquela receita de família. Se não der certo, vocês irão rir muito. Estamos torcendo para você não ficar com fome.
Use a criatividade, ligue, mande mensagem, diga que ama e sente saudade. Neste momento a maior prova de amor é o isolamento social, assim você se protege e cuida das pessoas mais importantes da sua vida. De perto ou de longe, vocês estarão sempre juntos. Vamos sempre celebrar a família e a amizade! Logo, tudo isso vai passar e os abraços voltarão a fazer parte da rotina de todo mundo!
Agora estamos juntos, #juntospelasaude
Temos acompanhado de perto o esforço que os profissionais de saúde têm exercido para cuidar das pessoas e se cuidar ao mesmo tempo. Pensando nisso, a Suco Prat´s fez a doação de uma cabine de desinfecção para o Hospital Santa Casa de Paranavaí.
A Cabine Life Box 0Z3 foi desenvolvida pela parceira na doação, a empresa GranSol Group - Energia & Engenharia, e instalada ao lado do Departamento de Recursos Humanos da Santa Casa, local de entrada dos colaboradores. As equipes de segurança do hospital receberam treinamento antes do equipamento funcionar. A cabine utiliza o ozônio (O3) para desinfecção, o produto pode ser usado para eliminar bactérias, fungos e vírus em superfícies.
De acordo com o diretor do Hospital, Héracles Alencar Arrais, a cabine irá contribuir para o controle de infecção hospitalar, por isso, o equipamento é de grande importância para a instituição. Arrais disse que esta doação “É mais uma ajuda, entre tantas outras, que a Prat´s tem dado ao hospital”. Segundo ele, a família Pratinha, através de suas empresas, tem contribuído muito com a Santa Casa. “É uma grande aliada do hospital. E desde que a pandemia da Covid se instalou na região tem contribuído de várias formas com o hospital. A família é muito generosa e merece o nosso reconhecimento e a mais profunda gratidão”.
Estamos focados em colaborar com a prevenção e o combate ao novo Coronavírus. Esperamos que em breve tudo isso passe e faça parte apenas de uma parte da história do mundo.
#juntospelasaude
Fotos: Arquivo Santa Casa
Há alguns dias estamos trazendo informações sobre a dengue, e hoje iremos falar dos sintomas e do tratamento. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a dengue pode se apresentar de duas formas, a clássica e a grave.
Na clássica os sintomas são: Febre alta com início súbito; Dor de cabeça; Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles; Perda de paladar e apetite; Náuseas e vômitos; Tonturas; Extremo cansaço; Manchas e erupções avermelhadas na pele semelhantes ao sarampo ou rubéola, principalmente no tórax e membros superiores; Moleza e dor no corpo; Dores nos ossos e articulações.
Na forma grave, os sintomas se tornam sinais de alerta para o paciente, que precisa de maiores cuidados, são eles: Dores abdominais fortes e contínuas; Vômitos persistentes; Pele pálida, fria e úmida; Sangramento pelo nariz, boca e gengivas; Sonolência, agitação e confusão mental (principalmente em crianças); Sede excessiva e boca seca; Pulso rápido e fraco; Dificuldade respiratória; Perda de consciência.
A dengue grave começa com os mesmos sintomas da clássica, por isso é importante observar os sinais e em caso de suspeita, procurar uma Unidade de Saúde. É fundamental que o diagnóstico seja feito rapidamente para que o tratamento seja eficaz. O tratamento é feito com medicação e muita hidratação, que deve ser orientado por um médico.
O ideal é que nossas energias estejam focadas em acabar com os focos de mosquito, evitando água parada em nossas casas e ambientes de trabalho. É preciso observar, ficar atento e não permitir que o mosquito se reproduza. Essa preocupação não deve ser apenas dos órgãos de saúde, ela é de todos nós.
Vamos juntos acabar com a dengue!
#juntospelasaude
Fonte: www.dengue.pr.gov.br
Estamos vivendo uma pandemia devido ao Novo Coronavírus, mas não podemos nos esquecer que a dengue também está contaminando muitas pessoas. Por isso, hoje vamos trazer algumas dicas da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná para ajudar a evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
E o mais importante, não deixe água parada e facilite o acesso do agente de controle de zoonoses em seu quintal ou estabelecimento comercial. Se cada um fizer a sua parte, iremos erradicar o mosquito da dengue do Brasil.
Vamos juntos acabar com a dengue!
#juntospelasaude
Fonte: www.dengue.pr.gov.br