A história da Associação de Atletismo se confunde com a própria história de Paranavaí, cidade que completa 68 anos em dezembro, localizada na região noroeste do Paraná e berço de muitos talentos, não só esportivos, mas, também na área das artes, da medicina e do empreendedorismo.
Na década de 60, mais precisamente em 1969, o professor de Educação Física, Manoel de Lima, iniciou seu trabalho com atletismo no Colégio Estadual de Paranavaí. No ano de 1973 Ademir Nicola Francisco, mais conhecido hoje como Professor Mimi, já fazia parte da equipe de atletismo como aluno, e presenciou Paranavaí ser sede da fase final dos Jogos Abertos do Paraná em 1975, quando a pista de atletismo do Colégio Estadual foi inaugurada.
Desde então, mais de 1.000 atletas passaram pela pista de atletismo, sob a coordenação do Professor Mimi, que divide sua paixão pelo esporte com os Professores Aguinaldo Souza dos Santos e Leandro Lopes, que de forma voluntária treina mais de 130 atletas, que atualmente fazem parte da equipe e vem dando orgulho em competições nacionais e internacionais.
Aguinaldo Souza, se tornou atleta em 1984 e influenciado pelo Professor Mimi, se formou em educação física dez anos depois, na UEM – Universidade Estadual do Paraná. Durante o mestrado, sua paixão pelo atletismo virou pesquisa acadêmica, onde ele investigou a trajetória do desenvolvimento humano dos atletas e desta forma pode concluir que o esporte colaborou com a formação educacional e com a transformação social das crianças e adolescentes que passaram pela associação de atletismo. Atualmente é doutorando na Universidade Federal do Paraná, além de professor licenciado da UNESPAR – Campus Paranavaí.
Associação de Atletismo, atende crianças e adultos de 10 a 37 anos, e é considerada uma das melhores equipes do Paraná, sendo destaque nacional na revelação de atletas. Durante o ano participam de competições no Brasil e em outros países, quebrado recordes e conquistando muitas medalhas.
Fotos: Arquivo pessoal de Aguinaldo Souza dos Santos